domingo, 5 de agosto de 2012

Início do tratamento ortodôntico e aparelho Hyrax

   Definida a data (24/07/2012 às 21hs) da 1ª cirurgia (Osteotomia Lefort I - da arcada superior) , corremos contra o tempo para iniciar os processos ortodônticos.
   O tratamento ortodôntico começou no dia 03/07/2012 com a instalação de borrachas entre os molares e pré-molares para afastá-los e permitir a instalação das bandanas do aparelho Hyrax.
   No dia 09/07/2012 realizei a extração de um pré-molar que atrapalharia a instalação do aparelho Hyrax - detalhe: estava com mais medo da extração do que da cirurgia que viria. hehehe... ver o dentista puxando e fuçando na sua boca não é nada agradável, na cirurgia não vemos nada.
   Já no dia 10/07/2012 fui ao consultório para realizar o molde da arcada superior para posterior fabricação do aparelho. Na semana seguinte dia 17/07/2012 instalei o Hyrax.

   Problemas enfrentados nesta etapa:

   A instalação das borrachas para separação dos molares, gera uma pressão nos dentes semelhante a instalação de aparelhos fixos acredito. Dificulta a mastigação - torna a mastigação quase impossível além de doer bastante. Porém, após cerca de dois dias a mastigação volta ao normal e a dor cessa gradativamente.

   Já o aparelho Hyrax causa um desconforto maior. Como é instalado na arcada superior, impede o contato da lingua com o palato - "céu da boca", o que nos tira momentaneamente o paladar, ou seja, não sentimos os sabores das comidas. Outra dificuldade é engolir os alimentos, leva alguns dias para você se habituar.
   A dicção fica bastante prejudicada e o controle da salivação também, mas aos poucos você acaba acostumando-se. Para manter a higiene bucal deve-se ter muita paciência, pois é difícil escovar os dentes da arcada superior e limpar o aparelho. Estou usando uma escova "bitufo" que facilita 'chegar' aos cantinhos e limpar de uma forma mais eficiente. Também usei de uma solução bucal indicada pela Dra. Liseane - ortodontista.

   Pessoal, estou expondo com detalhes os passos que tive que passar e as minha dificuldades, pois acredito que saber o que vem pela frente ajuda bastante na decisão de quem está pensando em realizar as cirurgias. Minha opinião: tudo vale a pena. Você passa por algumas dificuldades, mas nada é maior do que a vontade de mudar. Como eu brinco: foco no objetivo. 

Seguem algumas fotos:

Borrachas para espaçar os molares e pré-molares:


Aparelho Hyrax (dia da instalação):